CNPMA

O que é o CNPMA, quem somos e o que fazemos

Eventos

 

I Colóquio PMA: Presente e Futuro. Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal

Em janeiro de 2012 teve lugar, na Fundação Calouste Gulbenkian, o I Colóquio "PMA: Presente e Futuro. Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal".

Esta iniciativa teve como objetivo proporcionar um espaço de debate alargado sobre temas transversais à PMA e a partilha de perspetivas entre os diversos agentes com atuação nesta área.

Programa

 

Concurso "PMA em debate"

O CNPMA, em associação com a Ciência Viva, organizou o Concurso "PMA em debate", com o objetivo de expandir o conhecimento e de potenciar o debate acerca da PMA junto de estudantes do ensino secundário.

A sessão de debate final teve lugar no dia 28 de abril, na Sala da Biblioteca da Assembleia da República. Nessa data, as equipas, selecionadas através de um processo de sucessivos debates eliminatórios, defenderam moções e posições relativas à PMA.

A sessão de entrega de prémios aos vencedores do concurso decorreu a 14 de maio, tendo sido presidida pela Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República, pelo Presidente do CNPMA e pela Presidente da Ciência Viva, Rosália Vargas.

Vencedores do concurso:

1.º prémio: Escola Secundária Sebastião e Silva, de Oeiras

2.º prémio: Escola Secundária da Cidadela, Cascais

3.º prémio: Escola Secundária da Baixa da Banheira

Programa

 

II Colóquio PMA: Presente e Futuro. Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal

Em março de 2014 teve lugar o II Colóquio do CNPMA, com o objetivo de proceder a uma reflexão e debate acerca dos limites e fronteiras da ciência, e promover um espaço de debate alargado sobre temas transversais à PMA.

O Colóquio decorreu na Fundação de Serralves, no Porto.

Programa

 

III Colóquio PMA: Presente e Futuro. Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal

No dia 22 de novembro de 2019 teve lugar no Auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, o III Colóquio 'PMA: perspetivas técnicas, éticas, sociais e legais'.

No evento, que mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, estiveram presentes, na sessão de abertura, o Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, e, no encerramento, a Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido.

Programa

SESSÃO DE ABERTURA
​ CONFERÊNCIA INAUGURAL
I PAINEL: Aspetos técnicos, sociais, éticos e legais
II PAINEL: Aspetos sociais, éticos e legais

III PAINEL: A PMA na perspetiva do legislador

​SESSÃO DE ENCERRAMENTO